É preciso apaixonar-se por Jesus.

O “grande desafio” da catequese hoje é fazer com que os fiéis “se apaixonem” por Jesus, mas não “o Jesus do mercado religioso moderno”, disse o bispo responsável na CNBB pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética.
Dom Eugênio Rixen, que é bispo de Goiás.
O bispo recordou inicialmente em sua homilia que a catequese prepara para viver os sacramentos de iniciação: Batismo, Crisma e Eucaristia. “Não para celebrar ritos sem compromisso, mas para reviver os mistérios pascais da morte e ressurreição de Jesus”, sublinhou.
“Mergulhados com Cristo na sua morte, viveremos também junto com ele para uma vida nova.”

Uma catequese que não leva a transformar a vida e a sociedade não pode ser uma verdadeira catequese.
Para Dom Eugênio Rixen, o “grande desafio” da catequese hoje é: “que Jesus nós transmitimos?” “No mercado religioso moderno muitos falam de Jesus, mas de quem se trata de verdade? O Jesus milagreiro? O Jesus resposta a todos os meus problemas? O Jesus que traz prosperidade material? O Jesus mítico? O Jesus para mim?”Segundo o bispo, “mais que nunca”, os catequistas “são convidados a conhecer o Jesus da História, que se fez igual a nós em tudo, menos no pecado”.
“O Jesus que carregou nossas dores e alegrias, sofrimentos e esperanças. O Jesus revelação plena do Pai, do amor do Pai, que através da sua fraqueza na cruz revela a força de Deus. Um Jesus ressuscitado.”
“A catequese procura que os catequizandos se apaixonem por esse Jesus. Todo o resto é consequência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário