Administrar a própria vida

Há quem acredite que as pessoas bem-sucedidas detêm o grande segredo do “êxito na vida”. O que alguns, inclusive, tentam ocultar é que qualquer pessoa pode chegar ao lugar mais alto, desde que se esforce para obter o conhecimento necessário, cultive uma inabalável força de vontade e muita confiança no próprio talento ou no dom que Deus lhe concedeu.
Amadores não chegam ao topo. Não tem jeito e não há por que negar. É imprescindível ter um mínimo de preparo profissional adequado. Diante de tamanha evolução que se apresenta à nossa frente, não dá para tentar reproduzir a história de Davi e Golias nos negócios de hoje em dia, ou seja, não dá para enfrentar os mais modernos elementos de guerra com apenas uma espada.
Um dos homens mais ricos do mundo atual não tem nenhum curso superior, mas é certo que ele não enterrou seu talento. O que isso quer dizer? Que triunfa com facilidade o homem que conhece aqueles com quem trata e aqueles a quem dirige. Conhecer bem as pessoas reduz ao mínimo os riscos de erro. Saber cercar-se dos melhores colaboradores é estar em condições de guiar com eficácia aqueles que estão em suas funções.
Escolher pessoas sadias nas normas de Jesus Cristo é um dos pontos mais importantes. Existe uma regra de dez perguntas que um administrador deve fazer a si mesmo, a fim de ter a exata noção de seu desempenho e do quanto está ou não próximo de atingir seus reais objetivos:
1. Eu vacilo ao tomar uma decisão importante?
2. Eu tenho medo de errar e depois ter de aguentar as consequências?
3. Eu assumo total responsabilidade pelas ordens que dou a meus subordinados?
4. Eu hesito quando sou obrigado a tomar atitudes que possam ser mal interpretadas?
5. Exponho meus argumentos sempre com clareza?
6. Para mim, mais vale realizar qualquer coisa com erros do que não fazer nada?
7. Eu considero maior qualidade a prudência do que a coragem?
8. Autoridade e prestígio, para mim, têm o mesmo peso?
9. Eu busco a opinião de meus subordinados?
10. Eu tenho a fonte principal das minhas soluções, o Espírito Santo de Deus?
É muito mais simples administrar qualquer iniciativa sob os cuidados de Deus. Devemos ser prudentes e corajosos ao mesmo tempo em nossa rotina, procurando ouvir a Deus nos desafios que se apresentam. É fundamental acreditar, rezar e lutar por um objetivo, sem desanimar diante das dificuldades. Seguir em frente com fé. Todo administrador pode e deve contar com a ação do Espírito Santo se quiser ir mais longe e com mais eficácia, com a graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário