Vida Consagrada

Segundo o parágrafo 944 do Catecismo da Igreja Católica “a vida consagrada a Deus caracteriza-se pela profissão pública dos conselhos evangélicos de pobreza, de castidade e de obediência em um estado de vida estável reconhecido pela Igreja”.
Desde os primórdios da Igreja existiram homens e mulheres que se propuseram, pela prática dos conselhos evangélicos, seguir a Cristo com maior liberdade e imitá-lo mais de perto.
As mulheres consagradas são chamadas pelo Senhor a apegar-se a Ele sem divisão em uma liberdade maior de coração, de corpo e de espírito, tomaram a decisão de viverem esse estado de vida “por causa do Reino dos Céus” (Mt 19,12).
As consagradas a Deus são misticamente desposadas com Cristo Filho de Deus e dedicadas ao serviço da Igreja, é também sinal transcendente do amor a Igreja a Cristo. Elas buscam viver na oração, na penitência, no serviço a seus irmãos e no trabalho apostólico. A vida consagrada também significa “a própria caridade de Deus”.
Todos os consagrados e consagradas são cooperadores do Bispo diocesano no seu ministério pastoral. A história atesta os grandes méritos das famílias religiosas e hoje a presença das novas comunidades de vida e aliança, na propagação da fé e na formação de novas Igrejas. Seu testemunho visa a organizar as coisas temporais de acordo com Deus e impregnar o mundo com a força do Evangelho.
Além de seguir e imitar a Cristo “mais de perto”, estimular a prática das bem-aventuranças, a vida consagrada é na Igreja o instrumento da vida de Deus, que manifesta aqui neste mundo a presença dos bens celestes, dá testemunho da vida nova e eterna, prenuncia a ressurreição futura e a glória do Reino Celeste.
Pedimos que os leigos intercedam por todos os consagrados, principalmente para as religiosas e consagradas, para que cresçam na fidelidade ao Divino Esposo Jesus. A vida consagrada embeleza nossa Igreja
“O amor produz o conhecimento, e quanto mais uma pessoa ama a Deus, tanto melhor o conhece.” (Santo Afonso de Ligório).
Ir. Rejane Rodrigues/Coordenadora nacional do Ministério para Religiosas e Consagradas-RCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário