Dez anos da morte de Dom Helder Câmara

Completam-se (27/08) dez anos da morte de Dom Helder Câmara, e neste ano, em que se comemora também o centenário de seu nascimento, a Catedral da Sé de Olinda, em Pernambuco, promove uma eucaristia em homenagem ao arcebispo emérito de Olinda e Recife. Será apresentada também a “Cátedra Dom Helder de Direitos Humanos”, na Universidade Católica de Pernambuco.
O presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raimundo Damasceno Assis, preside a celebração.
Além do arcebispo, a homenagem terá a participação do novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Nordeste 2, da Universidade Católica de Pernambuco, do Instituto Dom Helder Câmara, e outros. A celebração será às 19h, na Igreja da Sé de Olinda, local onde Dom Helder foi sepultado.
Já na Paraíba, a Diocese de Campina Grande e o Centro de Ação Cultural (Centrac) realizam programação especial para celebrar o centenário de nascimento do bispo católico que foi considerado o dom da paz e símbolo da luta pelos direitos humanos. O seminário “O Peregrino da Paz - os 100 anos de Dom Helder Câmara” abre as homenagens no dia 31 deste mês. A exibição de um documentário, intitulado "Mensageiro da Liberdade", que retrata a vida e os ensinamentos do bispo, também está incluído na programação.
Além do seminário também haverá a exposição "Dom Helder: Memória e profecia no seu centenário 1909 - 2009". O trabalho artístico foi criado na França e cedido ao Brasil, por seu curador José Broucker. São 26 painéis com textos e fotografias que resgatam a trajetória do religioso. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.
Cearense nascido em Fortaleza, no dia 7 de fevereiro de 1909, Dom Helder Pessoa Camara foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz, e recebeu 33 títulos de “Doutor honoris causa” em universidades em todo o mundo. Iniciou na vida religiosa aos 22 anos de idade.Dom Helder lutou contra o autoritarismo e resistiu ao regime militar. Trabalhou em prol dos menos favorecidos e foi incansável o respeito aos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário