A nova estratégia
Recente matéria do jornal “La Croix” [28/06/09] informa sobre a adesão da Arquidiocese de Milão, Itália, ao mundo virtual. “Instalado em seu sofá ou diante da tela de seu computador, no escritório, o fiel internauta milanês, ou em qualquer parte do mundo, pode agora clicar sobre a missa ao vivo, celebrada na Catedral de Milão.” É claro que um sacramento não se celebra à distância, mas pelo menos os idosos, enfermos e deficientes ali poderão encontrar um canal de participação.
Exatamente na Diocese de Santo Ambrósio, a maior de toda a Europa, quase metade das 1.109 paróquias já inaugurou seu próprio portal na Internet. Com isso, os senhores párocos acabam pressionados pela modernidade e aprendem os rudimentos da Web. Na extremidade do processo, os fiéis podem ver ao vivo a missa, ouvir o Evangelho e a homilia, além de aprofundar seus conhecimentos religiosos.
Na opinião do Pe. Davide Milani, “a presença da Igreja na Rede é agora uma exigência estratégica para transmitir o Evangelho, testemunhar e comunicar a respeito da paróquia. Nós procuramos atingir aqueles que não pertencem à comunidade cristã ou aqueles que se afastaram. Isto pode representar um primeiro passo para atrair novos fiéis. Mas espera-se que os que entram na comunidade virtual deixarão, um dia, o computador para entrar na comunidade real, a da caridade, das relações diretas e pessoais”.
Os conservadores podem estranhar, mas é provável que Paulo, apóstolo, se vivesse no Séc. XXI, certamente trocaria os velhos pergaminhos pela agilidade do MSN...
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