Óbulo de São Pedro

O óbolo de São Pedro é um sistema de arrecadação de donativos da Igreja Católica, onde os fiéis oferecem ajuda econômica diretamente ao Santo Padre.
Em boa parte das paróquias do mundo, na missa deste domingo, acontece a coleta, por ocasião do dia 29 de junho, solenidade dos santos Pedro e Paulo, Dia da Caridade do Papa.
O dinheiro recolhido não é destinado aos gastos da Santa Sé, já que para isso existem outras coletas ou entradas; este valor é dedicado às obras de ajuda a favor dos mais pobres.
No último ano, estas ajudas foram destinadas a paliar a situação de populações atingidas por catástrofes naturais (terremotos, inundações) ou pela violência (como o caso da doação que o Papa deu a Gaza após a guerra de janeiro), através do Conselho Pontifício Cor Unum.
O Óbolo de São Pedro permitiu, além disso, ajudar a Cidade dos Meninos “Nazaré” da Ruanda, que acolhe órfãos, com frequência vítimas do genocídio e da guerra civil.
Da mesma forma, o Óbolo permitiu destinar ajudas através da Fundação Populorum Progressio, para os camponeses e indígenas da América Latina, e através da Fundação João Paulo II para o Sahel, que apóia projetos de desenvolvimento na África Subsaariana, especialmente onde se dá o risco da desertização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário