O Espírito Santo é a "Alma da Igreja"

Milhares de peregrinos se reuniram na Praça de São Pedro para rezar o Regina Coeli com o Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração Mariana recordou que com o Pentecostes Deus envia à Igreja a anunciar o triunfo do amor sobre o pecado, e explicou que sem o Espírito Santo, a Igreja seria uma instituição social.
“A Igreja no mundo inteiro revive hoje, solenidade do Pentecostes, o mistério do próprio nascimento, do próprio ‘batismo’ no Espírito Santo, que teve lugar em Jerusalém cinqüenta dias depois da Páscoa", assinalou.
Adicionou que "o Espírito Santo, que com o Pai e o Filho criou o universo, guiou a história do povo do Israel e falou pelos profetas, que na plenitude dos tempos cooperou com nossa redenção, em Pentecostes descendeu sobre a Igreja nascente e a tem feito missionária, enviando-a a anunciar a todos os povos a vitória do amor divino sobre o pecado e sobre a morte”.
Meditando sobre o Espírito Santo, definiu-o qual “alma da Igreja”, sem o qual esta “seria um grande movimento histórico, uma complexa e sólida instituição social, talvez uma sorte de agência humanitária. E é assim como a consideram aqueles que estão fora de uma óptica de fé”.
“Entretanto –prosseguiu o Papa- a Igreja está incessantemente plasmada e guiada pelo Espírito de seu Senhor. É um corpo vivo, cuja vitalidade é justamente fruto do invisível Espírito Divino”.
Mais adiante o Pontífice recordou a presença Mariana e sua relação com o Espírito: “Em Nazaré, Ela recebeu o anúncio de sua singular maternidade e imediatamente depois de ter concebido a Jesus por obra do Espírito Santo, pelo mesmo Espírito de Amor foi impulsionada a sair ao encontro de sua parente anciã Isabel. A jovem María é estupendo ícone da Igreja em perene juventude do Espírito, da Igreja missionária do Verbo encarnado, chamada a levá-lo ao mundo e a testemunhá-lo no serviço da caridade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário