Vale a substancia.

Conversei, anos atrás, com uma senhora, meiga e gentil até, que havia pertencido a oito igrejas e estava, agora, na sua terceira igreja pentecostal. Sentia-se bem procurando pregadores e mudando de igrejas. Preferi não emitir nenhum julgamento. Fiz perguntas, e as respostas dela iam todas na direção do sentir Deus. Quando parava de sentir alegria ou motivação em determinada igreja, procurava outra.
Para ela Deus é para ser sentido e não entendido já que Ele é misterioso. Quem a fizesse sentir, ganharia sua adesão, enquanto a continuasse a fazê-la sentir. Então veio a revelação bombástica:
-Estou também na minha terceira união. No meu primeiro casamento meu marido interessou-se por outra e eu o deixei. Ele não sentia nada por mim. Acabou o dele, acabou o meu também. No segundo, ele mostrou delicadeza e sentimento e em tudo revelou-se um bom companheiro, mas não me acompanhava nas minhas atividades e trabalhos. Era muito parado e racional, meio sem vida. Resolvemos cada um ir para o seu canto. A terceira união está indo bem, já faz oito anos, ele é um crente muito sincero e nós nos sentimos muito bem um com o outro e sentimos a graça de Deus em nós em todo o momento da jornada.
Fiz a minha colocação.
-A senhora sabe que a Igreja Católica pensa diferente. Embora haja católicos que vêem a vida como a senhora. Se não sentem, mudam!
-Eu sei,- disse ela. Mas respeito. É uma escolha que cada um faz. Eu sou toda sentimento, se eu não sentir, eu não assumo. Disse que admirava o meu trabalho. Os alto-falantes do aeroporto chamaram o seu vôo e ela se despediu agradecida, porque eu deixei que ela falasse. Como faço parte de uma igreja onde o sentimento se subordina à fé e à razão, e como dou muito valor ao raciocínio, fui para o meu vôo pensando nesse tipo de cristãos que se governam pelo sentir e apenas por ele. Parecem jogadores de futebol que ouvem o técnico e até aceitam a estratégia, mas só jogam do seu jeito. Mudam de time, mas não mudam de jogada. Se a comida não tiver o tempero deles não a comerão. Para mim e para outros milhões de crentes se o bolo não tiver chantili ainda é bolo; se a sopa não tiver tempero, ainda é sopa, vale a substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário